sexta-feira, 8 de junho de 2012

Nada é proibido em fotografia

Blog entrevista Celso Chittolina ( saiba mais sobre o profissional emwww.chittolina.com.br)







A fotografia é algo sedutor que encanta que fotografos e fotografados.Registrar nossa vida é o que os cliques e flashes proporcionam. Mas hoje vamos falar de fotografia publicitária com a entrevista gentilmente cedida ao me Blog por Celso Chittolina, fotografo há 27 anos.Chittolina estudou fotografia na Ball State University e no New York Institute of Fine Arts. Além de fotógrafo, é administrador de sua empresa, que hoje figura entre as líderes de foto publicitária regional e nacional. Para modelos novatas e experientes, é bom ter cuidado na hora de escolher com quem fazer suas fotos, pois um book é a apresentação de uma modelo e deve ser realizada por profissional conhecedor no assunto.


1.O que é uma boa fotografia? Só uma imagem de qualidade? tratamento na imagem? o modelo?
Uma boa fotografia é a combinação de vários fatores,ângulo,luz,sensibilidade e objeto a ser fotografado.Todos esses itens acabam influenciando no produto final que na verdade acaba sendo muito subjetivo julgar.Acho que devemos respeitar o ponto de 
vista de cada pessoa ao fazer seu click,mas é muito claro que o resultado impactante de uma imagem acaba sendo fator de convencimento para qualquer ser que tem o mínimo de sensibilidade para analisar uma foto.
Tratamento de imagem ao meu ver deve ser apenas uma ferramenta de auxílio para dar acabamento a uma foto,nunca o objeto para transformar uma foto problemática em uma foto aceitável.Creio que o photoshop usado para transformar texturas de pele ou mesmo auxiliar na transformação de pessoas,está com os dias contados.Tudo oque se vê atualmente é a opinião taxativa de que temos que voltar a ter numa fotografia,as texturas originais que sempre deixaram a realidade transparecer.
Com relação a modelo,ou objeto a ser fotografado devemos acreditar que essa interpretação e escolha serão provavemente 50% do caminho para se realizar uma grande imagem,o resto passa pelo cenário,luz e direção que são ou outros 50%.

2.Quais as técnicas mais utilizadas no mundo da moda?
Com relação ao mundo da moda sempre prefiro falar de tendências a serem aprimoradas por diversos padrões e conceitos aliados a interpretação de cada grande fotógrafo,assim se pode entender as diversas linguagens aplicadas nos editoriais de moda que nada mais são que o pensamento editorial de cada publicação se adaptando ao linguajar de cada interpretação fotográfico.Isso nada mais é do que o estilo de cada fotógrafo impresso nas melhores revistas de moda do mundo.

3.Quais os melhores angulos e poses para uma modelo gordinha ou não?
Dependendo daquilo que se quer passar,fotografar uma pessoa gordinha não é tarefa muito fácil,mas por exemplo os principais erros são:Usar uma lente normal ou grande angular muito próximo da modelo,fotografar num ângulo muito de baixo fazendo com 
que o corpo fique mais largo e a região do pescoço acentuada.Creio que os gordinhos devem estar com roupas menos estampadas,usarem tons de médios a escuros que certamente lhes favorecerão alongando a silhueta e atenuando os possíveis excessos de peso

4.O que é proibido em fotografia? roupa, cabelo, cores, poses?
Nada é proibido em fotografia desde que se tenha critério para avaliar a adequação de linguagens e o objetivo do relato fotográfico.Várias vezes enfrentamos a nescessidade de usarmos determinadas roupas ou acessórios que talvez não 
concordamos,mas a idéia é transformar isso num desafio e realizar algo que no final dê um resultado de excelência colocando para o observador uma idéia clara da interpretação fotográfica.

5.O que é preciso para ser um excelente fotografo?
Como tudo na vida,para ser um excelente fotógrafo é preciso ter uma convivência constante com pessoas que façam a diferença e que colaborem em todos os momentos na construcão do teu estilo.Acredito que estudar fora é mito importante bem como se cercar de bons profissionais interpretando cada um e agregando ao teu estilo a experiência de vários estágios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário